Saiba como aprovar seu projeto arquitetônico na Vigilância Sanitária.

Saiba como aprovar seu projeto arquitetônico na Vigilância Sanitária.

Guia de conteúdo

A aprovação do projeto arquitetônico é um processo importante para garantir a segurança e o funcionamento adequado de qualquer empreendimento. No entanto, muitas vezes, esse processo pode se tornar um grande desafio, especialmente quando não se tem o conhecimento necessário para lidar com as exigências da Vigilância Sanitária.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba como aprovar seu projeto arquitetônico. Aqui, você vai encontrar informações sobre os documentos necessários, os procedimentos a serem seguidos e as principais exigências da Vigilância Sanitária. Acompanhe!

Quais são os requisitos básicos para um projeto arquitetônico?

Primeiramente, precisamos entender o que é necessário para compor um projeto arquitetônico. Para isso, três fatores devem ser considerados:

  1. O projeto deve ser elaborado por um arquiteto ou engenheiro;
  2. O projeto deve atender às normas técnicas aplicáveis;
  3. Deve haver uma análise e aprovação do projeto pelo órgão daVigilância Sanitária.

Como aprovar o seu projeto na Vigilância Sanitária?

O projeto arquitetônico deve ser aprovado pela Vigilância Sanitária para garantir que atenderá às normas de saúde e segurança. Para aprovar o seu projeto, você deve:

  • Protocolar o projeto no NAPA (Núcleo de Aprovação de Projeto) da vigilância sanitária;
  • Acompanhar o processo de análise do seu projeto;
  • Realizar as alterações recomendadas pelo órgão, se for o caso;
  • Obter a aprovação final do seu projeto.

Documentação do projeto arquitetônico para a Vigilância Sanitária: veja aqui.

O que a Vigilância Sanitária analisa no seu projeto arquitetônico?

A Vigilância Sanitária é um órgão do governo que tem como objetivo garantir a saúde e o bem-estar da população. Por meio de suas atividades, ela busca prevenir doenças e promover a saúde.

No âmbito da arquitetura, a Vigilância Sanitária analisa o projeto arquitetônico com o objetivo de garantir que ele atenda às normas sanitárias e ofereça condições adequadas para a saúde e o bem-estar dos usuários.

Quais são as etapas da análise do seu projeto pela Vigilância Sanitária?

A análise do seu projeto é composta por quatro etapas principais:

Avaliação do requerimento e documentação: Nesta etapa, a Vigilância Sanitária analisará o seu requerimento e a documentação anexada para verificar se o seu projeto atende às normas como a RDC nº 51/2011, que dispõe sobre os requisitos mínimos para a análise, avaliação e aprovação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Análise técnica do projeto: Nesta etapa, o auditor da Vigilância Sanitária irá avaliar o seu projeto para verificar se ele atende às normas técnicas exigidas.

Emissão de parecer técnico: Após a análise do seu projeto, a Vigilância Sanitária emitirá um parecer técnico que indicará se o seu projeto está em conformidade com as normas sanitárias vigentes.

Aprovação/Reprovação do projeto: Após a emissão do parecer técnico, o seu projeto será aprovado ou reprovado pela Vigilância Sanitária. Se for aprovado, você será solicitado que entregue duas vias físicas das pranchas e memorial descritivo do projeto devidamente assinados pelo arquiteto ou engenheiro, pelo proprietário e pelo responsável técnico do estabelecimento, com o mesmo teor do projeto enviado protocolado digitalmente. Uma das vias mencionadas será destinada à Vigilância Sanitária para fins de arquivamento na pasta funcional do estabelecimento, enquanto a outra via deverá ser mantida arquivada no estabelecimento, para ser prontamente apresentada caso seja solicitada pela Vigilância Sanitária.

 

Vigilância Sanitária: aprovando projetos de estabelecimentos de saúde.

A Kanno Arquitetura é especializada em arquitetura hospitalar. Nossa missão é projetar, construir e adequar espaços com comprometimento dos princípios indispensáveis de funcionalidade, humanização, hospitalidade, segurança e bem estar.

Trabalhamos com projetos arquitetônicos de hospitais, clínicas e consultórios. Entre em contato!

Telefone: (61)9 8277-0381 / (61) 9 8219-4136

E-mail: kannoarquitetura@gmail.com

SGAN 915, Conjunto G, Bloco C, sala 207

Edifício Golden Office Corporate CEP: 70790-15

 

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Comentários
5/5 - (1 vote)

Compartilhe: