O arquiteto pensa na funcionalidade, no conforto e no design dos ambientes, de forma integrada

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Guia de conteúdo

Geralmente quando estamos construindo, reformando ou abrindo um novo negócio, surgem muitas ideias de estruturação e decoração dos ambientes. No entanto, temos dificuldade para integrar esses insights, ou seja, o conjunto da obra é pensado de forma segmentada. 

O arquiteto é o profissional que consegue transformar as ideias do cliente em realidade, pensando na funcionalidade, no conforto e no design. Portanto, a presença deste profissional no projeto do seu negócio é o diferencial para que ele seja bem sucedido e atenda às suas expectativas

Um projeto bem elaborado valoriza o imóvel, dá credibilidade para seu negócio e pode ser um dos fatores determinantes para a atração e fidelização de clientes.

Na área da saúde, a presença de um arquiteto é indispensável, pois o profissional estará atento às legislações específicas do setor, assim como pensará no design com foco na funcionalidade, acessibilidade e humanização. 

Neste artigo, vamos te mostrar as vantagens e diferenciais de contratar um arquiteto para conduzir o projeto da sua clínica ou outro estabelecimento de saúde. 

Contrate um arquiteto especialista em saúde

Se você pretende empreender, construir ou reformar no setor da saúde considere contratar um arquiteto especialista no assunto. O profissional estará atento às legislações específicas de cada modelo de negócio, além dos outros aspectos relacionados à humanização e funcionalidade dos ambientes

Alguns estudos mostram que a interação positiva entre paciente/ambiente na área da saúde pode ser responsável por acelerar o processo de tratamento e cura da doença. 

Além disso, espaços acolhedores facilitam a aproximação dos pacientes com os profissionais e tornam a sua experiência mais humanizada. Fatores que, além de proporcionarem a melhora terapêutica, podem posicionar o seu negócio à frente da concorrência.

Leia também: Arquitetura e saúde: como projetos podem impactar no bem-estar dos pacientes

Hospitais e clínicas seguem normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária
O arquiteto especialista na área da saúde está atento às legislações específicas de cada modelo de negócio. (Foto: Envato Elements)

O que o arquiteto considera ao elaborar um projeto?

O primeiro aspecto que será avaliado pelo profissional é a legislação. A depender do modelo do seu negócio, é preciso seguir as normas específicas para elaborar o projeto.  

Em casos de hospitais, as principais normas e requisitos estão dispostos nas Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Já para clínicas e outros estabelecimentos da saúde é preciso considerar outras exigências da Vigilância Sanitária, além dos conselhos profissionais de cada categoria e Instruções Normativas (IN) de cada localidade. 

O próximo passo é pensar no planejamento adequado do projeto, ou seja, estipular prazos e assumir os desafios potenciais que podem surgir no decorrer do trabalho. 

Nesta etapa, o profissional lhe ajudará nas questões de zoneamento do seu negócio, assim como na acessibilidade, podendo até pensar na maximização da eficiência energética. 

Os cuidados com a segurança estarão no radar do arquiteto desde o início do projeto. Especialmente nos estabelecimentos de saúde, onde a rotatividade de pacientes é grande e as necessidades dos ambientes são bem criteriosas. 

Muitos locais contarão com equipamentos e produtos que geram risco à saúde. Portanto, todos os detalhes serão organizados pelo arquiteto, junto ao dono do negócio. O profissional também pode contar com a ajuda de outros parceiros para tratar de questões mais específicas. 

A comodidade é outro quesito avaliado pelo arquiteto. Aspectos ergonômicos, conforto térmico e acústico, espaços verdes, ventilação adequada e iluminação, serão pensados de maneira a oferecer a melhor experiência aos pacientes. 

Diante de tantos detalhes, é crucial contar com a ajuda de um arquiteto para que seu projeto fique bem estruturado e a entrega esteja dentro dos padrões exigidos pelo mercado. 

Principais atribuições do profissional

Todas as questões relacionadas ao projeto são de responsabilidade do arquiteto. No entanto, algumas tratativas específicas podem variar de contrato para contrato. De maneira geral, essas são as principais atribuições do profissional ao assumir um novo projeto: 

  • Responsável por supervisionar, coordenar, gerir e orientar tecnicamente projetos da área;
  • Coletar dados e informações para viabilizar projetos específicos, como os da área da saúde;
  • Analisar a viabilidade técnica e ambiental;
  • Prestar consultoria, assessoria ou assistência técnica a clientes e empresas;
  • Realizar vistorias técnicas, emitir pareceres e laudos;
  • Elaborar orçamentos;
  • Executar, fiscalizar e conduzir obras, instalações e outros serviços pertinentes.

 

Faça pesquisas em portais de projetos para ter ideias e contribuir para a elaboração do projeto
Conheça o portfólio do arquiteto que você pretende contratar. (Foto: Divulgação)

Como escolher um bom arquiteto?

Os projetos de arquitetura para clínicas, hospitais e farmácias possuem peculiaridades e precisam ser conduzidos por profissionais especialistas no ramo. Portanto, o primeiro passo é escolher um arquiteto que tenha expertise na área

Além disso, avalie também os outros projetos já realizados pelo profissional para ter referências no mercado. Caso o mesmo tenha executado alguns em sua cidade ou próximo de sua área geográfica, visitar o local para conferir de perto como ficou a obra finalizada também é válido. 

Depois de conhecer o portfólio, negocie prazos e valores, conheça os fornecedores com os quais o mesmo trabalha e acompanhe o andamento de todo o projeto. 

Apesar do valor da negociação ser um fator a considerar, desconfie de preços muito abaixo do mercado ou das tabelas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O barato pode custar caro e corrigir problemas depois do serviço executado pode lhe causar bastante dor de cabeça. 

Por fim, faça pesquisas, busque ideias em portais de projetos e comece a negociação com uma base de conhecimento para ter subsídios na hora de avaliar a qualidade do profissional que está lhe atendendo. 

Conclusão

A contratação de um arquiteto para viabilizar o seu negócio é indispensável. O profissional é treinado para planejar e executar os trabalhos de forma organizada, respeitando os prazos. 

Além disso, compete a ele estruturar os ambientes envolvendo três aspectos principais: funcionalidade, qualidade e design

O profissional especialista na área da saúde também está atento às legislações específicas de cada estabelecimento (hospitais, clínicas ou farmácias), dando celeridade e segurança na aprovação do projeto junto aos órgãos competentes. 

Se você busca uma equipe de arquitetos capacitados, clique aqui e converse com os profissionais da Kanno Arquitetura!

Comentários
Avalie post

Compartilhe: