O arquiteto precisa projetar ambientes pensando na interação entre as pessoas e suas estruturas

Qual a relação da arquitetura com a qualidade de vida?

Guia de conteúdo

Chegar em casa, sentir-se confortavelmente acolhido, com a intimidade que só nossa casa consegue nos proporcionar, é uma sensação impagável. 

Uma situação que pode retratar isso muito bem é quando nós viajamos para algum lugar. Depois de 10 a 15 dias, começamos a sentir falta do nosso quarto, da nossa cama. Mas como explicar a relação que temos com nosso lar?

Um dos motivos pode estar relacionado aos instintos humanos, já que somos seres que buscam constantemente por previsibilidade e segurança. Também porque os objetos carregam memórias e elas nos dão uma sensação de pertencimento

Essa interação entre ambientes e pessoas já é estudada pela arquitetura há muitos anos. Le Corbusier, renomado arquiteto e urbanista do século XX, já dizia: “a casa é uma máquina de morar”. Uma máquina que, além de funcional, precisa ser acolhedora, com histórias e memórias construídas. 

Os arquitetos possuem esse papel de pensar ambientes residenciais não só como estruturas habitacionais, mas também como um local que ofereça conforto e bem estar às pessoas que o habitam.

Em projetos comerciais o desafio é ainda maior, pois aquela não é nossa casa e de nenhum cliente, mas precisa oferecer conforto e qualidade de vida para que sua passagem por ali se converta em uma experiência positiva. 

Na área da saúde, a arquitetura moderna tem esse desafio nas mãos: tornar os ambientes mais acolhedores, mantendo a seriedade e o profissionalismo que eles precisam ter.

Neste artigo, vamos te dar dicas práticas de como clínicas, hospitais e outros empreendimentos do setor podem proporcionar conforto e bem estar a pacientes e clientes. 

O que é qualidade de vida?

O conceito de qualidade de vida é bastante amplo e subjetivo. No entanto, em linhas gerais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto e na cultura e que elas estejam associadas com satisfação, bem estar e realização.  

Essa percepção de qualidade de vida do sujeito perpassa também pelo lar, afinal é nele que as pessoas encontram suas raízes, constroem histórias e vivem bons momentos. 

Nessa perspectiva, a arquitetura é transformadora, pois é através dela que os profissionais desenham projetos que melhoram a interação entre pessoas e ambientes.

Apostar em áreas verdes é uma das estratégias para tornar a experiência das pessoas com os ambientes positiva
A arquitetura é capaz de melhorar a interação entre pessoas e ambientes. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Arquitetura e saúde: como projetos podem impactar no bem-estar dos pacientes

Benefícios de um ambiente acolhedor na área da saúde?

Os hospitais, clínicas, centros de cuidados e farmácias, sempre foram ambientes com design neutro. Esse tipo de característica vem do histórico dos primeiros hospitais, os quais tinham um aspecto insalubre e pouco convidativo. 

Com a inovação tecnológica do setor e a mudança de abordagem, não mais na doença e sim com o foco na experiência do paciente, estes ambientes foram repaginados. 

Atualmente, os projetos de arquitetura modernos apostam em cores quentes, com jogos de iluminação que permitam conforto visual aos pacientes, interação com espaços verdes, ergonomia moderna e confortável, além de valorizarem a acessibilidade e a sustentabilidade

Diante disso, algumas pesquisas em hospitais americanos já mostram que a qualidade do ambiente pode acelerar o processo de cura de pacientes, além de reduzirem o tempo médio de internação. 

Como criar um projeto humanizado?

Um projeto de arquitetura que prioriza a qualidade de vida das pessoas precisa considerar alguns detalhes. São eles: 

Iluminação natural

Apostar em espaços com iluminação natural ajuda no equilíbrio do nosso ciclo biológico ou ciclo circadiano. Ele é responsável por regular todos os processos fisiológicos que acontecem no corpo humano a cada 24 horas. Seja na produção de hormônios, no controle de temperatura corporal, na qualidade do sono e por aí vai. 

Portanto, é preciso pensar estrategicamente em formas de permitir que a luz externa entre nos ambientes, sem prejudicar as atividades a serem realizadas nestes locais. Para isso, é possível utilizar grandes aberturas, pátios internos, prateleiras de luz, materiais refletores ou também materiais translúcidos. 

Ventilação

A ventilação natural também é uma tendência e ajuda no conforto térmico do ambiente. Além de proporcionar ar puro às pessoas, espaços com circulação de ar externo ajudam a economizar energia elétrica. 

Na contramão, ambientes fechados e pouco ventilados, podem aumentar a chance de problemas respiratórios e facilitar a propagação de doenças respiratórias. 

Áreas verdes

A arquitetura biofílica utiliza o conceito de inserir a natureza em espaços urbanos. Além de deixar o ambiente mais bonito, esses espaços proporcionam qualidade de vida às pessoas. Integrar projetos com plantas, água e outras áreas verdes, oferecem uma experiência mais positiva.

Esses são alguns dos detalhes que precisam ser levados em consideração na hora de desenhar um projeto pensando no bem estar dos indivíduos. No entanto, há outras formas de aperfeiçoar ainda mais essa experiência. Para que isso seja possível é necessário contratar um arquiteto especializado.

Apostar em ventilação e iluminação natural também são premissas da arquitetura biofílica
A arquitetura biofílica utiliza o conceito de inserir a natureza em espaços urbanos. (Foto: Envato Elements)

Como elaborar um projeto de qualidade?

Projetos de qualidade envolvem bons profissionais. O setor da saúde possui características e legislações específicas. Contratar um profissional especialista é essencial. 

Além disso, por ser uma área para controle de infecções, cujos espaços envolverão grandes fluxos de pacientes, todos esses detalhes precisam ser ponderados na hora de elaborar o projeto. Você pode estar em qualquer lugar e buscar por um “architecs near me” e saber que escolher uma boa empresa de arquitetura é essencial.

A equipe da Kanno Arquitetura, possui expertise em projetos de clínicas e hospitais. Clique aqui para conversar com nossos profissionais.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: