arquitetura e saúde, uma relação que pode trazer bem-estar para os pacientes

Arquitetura e saúde: como projetos podem impactar no bem-estar dos pacientes

Guia de conteúdo

Bons projetos arquitetônicos influenciam diretamente na qualidade física dos ambientes. Esse é um fato inquestionável, afinal, os arquitetos conseguem aproveitar todos os espaços pensando de forma estratégica na integração das estruturas, iluminação, ventilação e funcionalidade. 

O resultado de bons projetos de arquitetura também impactam diretamente na nossa relação com o ambiente, sendo capazes de influenciar em nossas sensações de bem estar.

Em projetos residenciais isso é muito perceptível, pois é no lar que as pessoas permanecem mais tempo e estabelecem uma relação de segurança e familiaridade.

No entanto, os benefícios experimentados pelas pessoas em ambientes aconchegantes se estendem a outras áreas, como o da saúde.

Tradicionalmente, as clínicas, consultórios e hospitais são projetados com um conceito mais neutro e sóbrio. No entanto, o setor passa por muitas transformações, que já vinham acontecendo e foram aceleradas pela pandemia de COVID 19, nos últimos dois anos.

Atualmente, os hospitais e outros estabelecimentos de saúde estão centrados no cuidado do paciente e na sua interação com os espaços onde estão inseridos. 

A valorização da iluminação natural, a substituição das cores neutras pela combinação de cores quentes, o uso de materiais que causem sensação de conforto como a madeira são alguns dos artifícios utilizados pelos estabelecimentos de saúde para criarem sensação de bem estar. Atrelado a isso temos a relação paciente-profissional cada vez mais estreita e uma efetiva preocupação com a jornada do paciente nestes ambientes.

Neste artigo você vai entender porque é essencial elaborar um projeto arquitetônico pautado na interação dos pacientes com o ambiente e como os mesmos podem se beneficiar e acelerar seus tratamentos com isso.

Leia também: Arquitetura hospitalar humanizada: O que é e quais são os benefícios?

A jornada do paciente é prioridade
Há uma preocupação com a jornada do paciente nos ambientes de saúde. (Foto: Envato Elements)

Como a arquitetura impacta na interação paciente/ambiente?

 

Algumas pesquisas desenvolvidas em hospitais americanos indicam que a qualidade do ambiente pode acelerar o processo de cura dos pacientes, com considerável redução do tempo de internação. Além disso, estas mudanças podem favorecer a competição de mercado existente entre as instituições do setor.

Sendo assim, a concepção do projeto deve atender não só às normas da Vigilância Sanitária como também às demandas da tecnologia, as características regionais, além de responder à flexibilidade exigida pelas variáveis epidemiológicas.

Quais fatores levar em consideração em um ambiente humanizado?

 

Bons projetos de arquitetura na saúde levam em consideração aspectos: visuais, acústicos, lumínicos, características ergonômicas, acessibilidade e sustentabilidade.

Conforto acústico: Ambientes com muitos ruídos podem interferir tanto na qualidade do diagnóstico quanto no processo terapêutico. O projeto precisa contemplar soluções que melhorem o conforto acústico a partir da aplicação de revestimentos que atenuem o ruído.

Iluminação: Ambientes mal iluminados prejudicam o tratamento e o diagnóstico do paciente, enquanto ambientes com excesso de iluminação podem causar desconfortos. Portanto, a escolha das luzes e seus posicionamentos no ambiente, é essencial.

O ideal é que a iluminação possa permitir a visualização entre os pacientes e profissionais, que facilite a mobilidade de forma segura, sem causar fadiga visual ou desconforto. Iluminação natural, artificial ou a combinação de ambas podem ser consideradas.

Ambientes bem iluminados e com um conjunto de cores mais agradáveis, podem encorajar o paciente na participação da ação terapêutica.

Cores: O uso de cores quentes em áreas de espera e recepção, tendem a promover mais interação e uma sensação de bem estar. Já o uso de cores neutras e brancas são mais recomendadas apenas em áreas de procedimentos, salas cirúrgicas, entre outras, que requeiram atenção do profissional.

Áreas verdes: Ampliar os momentos de conexão dos pacientes com a natureza podem ser benéficos para o tratamento da doença, assim como para melhorar os aspectos psicossociais enfrentados pelos mesmos.

o ambiente influencia na cura do paciente
Segundo pesquisas, a qualidade estrutural do ambiente pode acelerar o processo de cura dos pacientes. (Foto: Envato Elements)

Vantagens de contratar um arquiteto especialista no assunto?

Arquitetos especializados na área são capazes de criar soluções funcionais e acolhedoras que atendam não só o programa de necessidade de cada estabelecimento de saúde como também atendam às normas sanitárias vigentes, propondo soluções inovadoras que coloquem um passo à frente da concorrência e atendam às expectativas do clientes.

Conclusão

Os projetos de arquitetura na saúde são bastante complexos, pois precisam considerar os aspectos legais, estruturais e a interação do paciente com o ambiente.

Considerando que a construção do layout pode afetar a satisfação do cliente e o desfecho da sua saúde, contar com a consultoria de um arquiteto especialista no assunto é essencial. Clique aqui e converse com a equipe de profissionais da Kanno Arquitetura.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: