arquitetura-hospitalar-humanizada

Arquitetura hospitalar humanizada: O que é e quais são os benefícios?

Guia de conteúdo

Você conhece algum edifício hospitalar imponente e que te surpreendeu pela beleza da construção? E será que eles atendem às necessidades dos pacientes?

É nesse aspecto que entra a arquitetura hospitalar humanizada. Os arquitetos utilizam este conceito para construir projetos de espaços médicos, focados no bem estar e conforto dos usuários, sejam eles pacientes, familiares e equipes de trabalho.

Essa tendência vai ao encontro do já conhecido atendimento humanizado dentro de ambientes de saúde. Enquanto este foca na relação profissional-paciente, aquele foca na estrutura física dos espaços. Desta maneira, há uma combinação de fatores que proporcionam mais conforto, segurança e proximidade entre pacientes e equipes multiprofissionais.

Para que esta integração aconteça de forma eficiente, o olhar dos arquitetos está voltado para o usuário integral, em seus aspectos físicos e comportamentais, melhorando a experiência do paciente.

O que influencia na arquitetura hospitalar humanizada?

Para elaborar projetos arquitetônicos humanizados, muitos detalhes são levados em consideração, não apenas no sentido estético, mas no impacto que cada escolha vai causar na experiência do paciente.

Acompanhe alguns dos aspectos que são considerados na hora de elaborar um projeto com este conceito:

Iluminação:

Um ambiente mal iluminado ou com iluminação em excesso, pode fazer com que a permanência do paciente se torne desagradável e pouco confortável. Experiências como essas podem alterar o estado de humor do paciente e sua percepção de melhora.

Por isso, a iluminação é uma das primeiras características observadas pelo arquiteto ao planejar um ambiente hospitalar, principalmente a procura da valorização da iluminação natural que possui impactos diretos no bem estar do paciente. 

Cores e decoração:

As cores frias e neutras estão sendo substituídas pela combinação de cores quentes, tornando os ambientes de saúde mais acolhedores e menos impessoais

Outro aspecto que tem relação direta com as cores e a iluminação é a decoração, que também ganhou destaque na modernização destes ambientes. Quadros, luminárias e vasos de plantas ocupam lugares estratégicos dando uma sensação de acolhimento e proximidade.

Cores-frias-e-neutras-estao-sendo-substituídas-pela-combinacao-de-cores-quentes
Cores frias e neutras estão sendo substituídas pela combinação de cores quentes. (Foto: Envato Elements)

Ergonomia:

A boa ergonomia é essencial para manter a saúde da coluna de pacientes e colaboradores. Aguardar atendimento médico em poltronas confortáveis, ser atendido em espaços amplos e com acessibilidade são imprescindíveis nos ambientes de saúde. Este olhar se estende para os leitos de hospitais e demais locais, onde pacientes e profissionais utilizam. Este é um aspecto que merece total atenção, para oferecer conforto em toda a jornada do paciente.

Ventilação:

A utilização de áreas com ventilação natural é essencial para preservar a saúde dos pacientes. Além disso, fachadas e outras estratégias para promover a constante troca do ar  são essenciais para evitar a proliferação de microrganismos presentes na atmosfera.

 

Leia também: como garantir a ventilação adequada em clínicas e consultórios

Sustentabilidade:

Criar espaços com áreas sustentáveis, além de deixar o ambiente mais bonito, agrega com os benefícios proporcionados pelo contato com a natureza. Neste sentido, o conceito do design biofílico é válido, pois ele consiste em uma ferramenta de construção de projetos com o objetivo de reconectar as pessoas ao ambiente natural.

Quais são os benefícios da arquitetura hospitalar humanizada?

Como você pôde observar, a arquitetura hospitalar humanizada traz muitos benefícios aos usuários de serviços de saúde e suas equipes. Primeiro, oferece um ambiente aconchegante e acolhedor, aproximando os pacientes dos profissionais. Segundo, esta sensação de acolhimento e pertencimento reflete em toda a jornada do paciente, assim como sua resposta psicofisiológica aos tratamentos oferecidos.

Hospitais e clínicas que dão atenção à arquitetura hospitalar humanizada, estão conectados com as tendências mais modernas do mercado da saúde, além de se destacarem na qualidade de atendimento e feedbacks de pacientes. Também estão no radar das instituições certificadoras, que valorizam a atenção ao paciente de forma integral e humanizada.

O-foco-na-experiencia-do-paciente-se-tornou-uma-necessidade
O foco na experiência do paciente se tornou uma necessidade. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Por que a humanização do ambiente hospitalar é importante?

Conclusão

Neste artigo, nós te mostramos todos os benefícios da arquitetura hospitalar humanizada. Essa tendência tem ganhado espaço na construção de clínicas e hospitais. O foco na experiência do paciente se tornou uma necessidade e hoje tem ganhado a atenção de muitos profissionais.

Se você precisa de profissionais qualificados para projetar um ambiente acolhedor e humanizado, conectados com as últimas tendências do mercado, entre em contato com a Kanno Arquitetura e tire suas dúvidas.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: