Arquitetura hospitalar

Elaboramos projetos de arquitetura hospitalar técnicos de alta complexidade e especialidade, atendendo integralmente as normas vigentes no país, em especial as normativas da Vigilância Sanitária e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Além disso, damos consultoria em aprovação de projetos junto às Vigilâncias Sanitárias locais e consultoria em ambientação de Interiores de clínicas, hospitais e demais Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

Desenvolvemos Projeto Básico de Arquitetura (PBA) para a Vigilância Sanitária (VISA), visando aprovação de licenciamento junto a esse órgão. Todos os estabelecimentos que prestam serviços de assistência e interesse à saúde humana, públicos ou particulares, constituídos como pessoa jurídica, instalados ou a instalar devem apresentar o PBA para aprovação na VISA.

Devem apresentar PBA, as empresas que possuem:

  • Construções novas
  • Reforma de estabelecimentos existentes.
  • Áreas a serem ampliadas de estabelecimentos já existentes.

Arquitetura hospitalar - Aprovação da anvisa

Para o perfeito funcionamento do seu estabelecimento ligado à prestação de saúde é necessário o Alvará Sanitário autorizando o funcionamento do seu imóvel. E a aprovação do Projeto Básico de Arquitetura é uma condição prévia para conseguir esse documento. 

Para aprovar o projeto na VISA (Vigilância Sanitária), é necessário contratar um Arquiteto com conhecimento na área. O Profissional irá elaborar o projeto arquitetônico de acordo com as normas e códigos locais e juntamente ao projeto serão protocolados o relatório técnico e a emissão da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

Após a aprovação do projeto você poderá executar tranquilamente a sua obra. Mas atenção! A execução deverá seguir o projeto aprovado para garantir que você não terá problema com a Vigilância Sanitária.

Arquitetura para saúde

Arquitetura hospitalar e os benefícios para os Pacientes

Atributos arquitetônicos, como luz natural, cenas da natureza e salas calmas e limpas para os pacientes, contribuem para uma experiência positiva para o paciente. Os estudos arquitetônicos têm trabalhado para aproximar a natureza da experiência do paciente com jardins internos e externos, painéis de vidro para apreciar a luz e a paisagem e o uso de materiais naturais como madeira e pedra.

Por outro lado, as instalações que não são projetadas para o paciente em seu centro podem ser especialmente estressantes e tristes para alguém que já está em um estado de vulnerabilidade. A criação de um ambiente relaxante deve ser uma prioridade para hospitais e centros de tratamento, pois foi demonstrado que, se o estresse diminuir, o tempo de permanência dos pacientes será mais curto.

A arquitetura hospitalar sofre uma mudança em seu enfoque funcional, e os hospitais são concebidos como um conjunto de espaços que buscam proporcionar experiências saudáveis, ao invés de um espaço contendo saúde. O objetivo é aprimorar os processos internos dos quais participam diversas áreas do hospital, resultando em maior eficiência e melhor qualidade percebida pelos usuários.

Nesse sentido, os planejadores de novos hospitais realizam oficinas de desenho estratégico, onde obtêm ideias atraentes para investigar como integrar os espaços multidisciplinares de cocriação aos hospitais do futuro. É importante atingir uma adaptação perfeita entre os aspectos organizacionais e técnicos, e ter em mente que cada função requer um espaço próprio.

Arquitetura para Clinicas e Hospitais (3)

DESEJA TER O SEU PROJETO DE ARQUITETURA APROVADO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

ENTRE EM CONTATO
Rolar para cima