A importância da aprovação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária

A importância da aprovação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária.

Guia de conteúdo

O Alvará Sanitário é um documento obrigatório para os estabelecimentos que prestam serviços de saúde. Ele prova que o imóvel onde são prestados estes serviços está de acordo com as exigências estipuladas pela lei. 

A concessão do Alvará Sanitário pode ser feita pelo Município, ou pelo Estado, dependendo da localização do estabelecimento, e inicia com a aprovação do Projeto Básico Arquitetônico junto à Vigilância Sanitária. 

Para isso, é imprescindível que o projeto tenha o acompanhamento de um profissional especializado para sua elaboração, aprovação e execução. Isso evita que o consultório, clínica ou hospital enfrente problemas futuros na obtenção dessa licença. 

O que é preciso para aprovar um projeto junto à Vigilância Sanitária?

O projeto arquitetônico para estabelecimento na área de saúde precisa estar de acordo com a legislação RDC 50/2002 e todas as demais resoluções específicas. Além disso, ele precisa cumprir com outras exigências gerais, como acessibilidade, fluxos e acessos, por exemplo. 

Dessa forma, o acompanhamento e supervisão de um arquiteto com experiência na área é fundamental. Lembrando que essas exigências também se aplicam para ampliações ou reformas de projetos já existentes. 

Portanto, para evitar problemas  para o funcionamento e até mesmo com o fechamento do negócio, os donos desses estabelecimentos devem estar atentos aos requisitos.

Vigilância Sanitária: documentação do projeto arquitetônico

Além da aprovação do Projeto Básico Arquitetônico, devem ser protocolados os seguintes documentos:

  • Requerimento de Avaliação de Projeto Básico de Arquitetura;
  • Relatório Técnico contendo a descrição da proposta arquitetônica, fluxos, atividades, memorial descritivo do projeto com especificação dos  materiais de acabamento e equipamentos;
  • RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do arquiteto ou engenheiro;

Após a aprovação, é importante ficar atento à sua execução, para que esta siga rigorosamente o projeto. 

A obtenção do Alvará Sanitário é um processo que exige responsabilidade e assegura o bom funcionamento dos serviços de saúde prestados à sociedade.

A Kanno Arquitetura oferece as melhores soluções em Arquitetura Hospitalar  

A Kanno Arquitetura é especializada em Arquitetura Hospitalar e de Clínicas. Contamos com profissionais altamente qualificados e com grande experiência na área de saúde. Conheça nossos projetos.

Comentários
5/5 - (1 vote)

Compartilhe: