Arquitetura hospitalar: o que você precisa saber

Arquitetura hospitalar: o que você precisa saber.

Guia de conteúdo

A área de arquitetura hospitalar envolve especificações, exigências e regulamentações que têm como objetivo garantir o bem-estar de pacientes e profissionais. Para isso, deve considerar fatores como conforto, ergonomia, segurança e funcionalidade dos espaços.

Anteriormente, no texto sobre a aprovação do projeto pela Vigilância Sanitária, falamos sobre a lista de exigências para a obtenção do Alvará Sanitário. No texto de hoje, falaremos sobre outros pontos importantes a serem observados na elaboração de projetos arquitetônicos para clínicas e hospitais. 

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre arquitetura hospitalar e sua importância para o sucesso do estabelecimento de saúde, acompanhe o artigo!

 

Arquitetura hospitalar e identidade visual. 

Um hospital, clínica ou consultório, deve ter uma identidade visual que seja coerente com os serviços prestados e que transmita a confiança necessária aos pacientes. A identidade visual é formada por um conjunto de elementos gráficos (logotipo, tipografia, etc.) e físicos (arquitetura, decoração de interiores, etc.). Juntos, eles vão revelar os principais valores da instituição.

O estabelecimento de saúde necessita de uma identidade visual que seja capaz de transmitir os valores e a missão da instituição. Além disso, é importante que ela esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. 

Portanto, uma boa identidade visual pode ser um diferencial competitivo para o hospital ou clínica.

 

Principais elementos da arquitetura hospitalar.

Para além de uma boa identidade visual, o projeto deve amparar os principais fatores que determinarão o sucesso do estabelecimento. É importante lembrar que clínicas, hospitais e consultórios médicos são ambientes naturalmente associados a situações de estresse. Portanto, os projetos arquitetônicos devem ter um olhar sensível a essa questão.

Conforto e ergonomia  

O lugar deve ser agradável e acolhedor, priorizando o bem-estar dos pacientes. Assim, ambientes como salas de espera e recepção, devem oferecer conforto e ergonomia, evitando que as pessoas permaneçam muito tempo de pé em longas filas de espera. 

O primeiro contato do paciente acontece nestes locais, por isso é fundamental que os valores expressos na identidade visual sejam coerentes com os espaços físicos do estabelecimento. 

Segurança

 O projeto deve ser feito de forma a evitar acidentes e facilitar o trabalho dos funcionários. Afinal, um acidente envolvendo um funcionário ou paciente dentro do local pode manchar, de forma irreversível, a reputação da instituição.

Portanto, priorize a segurança dos espaços e a disposição dos equipamentos para tornar o ambiente seguro a todas as pessoas que o frequentam. 

Funcionalidade dos espaços

Os espaços de saúde devem ser funcionais, oferecendo todas as condições necessárias para o bom atendimento aos pacientes. Além disso, é importante que os profissionais se sintam à vontade para trabalhar no local e encontrem praticidade na hora de desenvolver suas funções. 

Assim, os corredores devem ser espaçosos, para que os funcionários possam se movimentar facilmente. Os ambientes devem ser bem iluminados e arejados, e devem ter espaço suficiente para acomodar todos os equipamentos médicos.

As tecnologias da área hospitalar estão sempre em mudança, por isso os estabelecimentos de saúde precisam evoluir constantemente, buscando soluções para melhor atender às demandas da população.

A Kanno Arquitetura é especialista em arquitetura hospitalar.

 

Somos uma empresa especializada em projetos de arquitetura hospitalar. Nossos projetos levam em conta todos os fatores acima, para garantir o conforto e a segurança dos pacientes. Somos especialistas em projetos de hospitais, clínicas e laboratórios.

 

Conheça os projetos da Kanno Arquitetura e torne o seu estabelecimento mais seguro e confortável.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

 

Comentários
Avalie post

Compartilhe: