A arquitetura envolve criatividade e conhecimento técnico especializado

O que faz um arquiteto?

Guia de conteúdo

A arquitetura é uma profissão fascinante que envolve criatividade e conhecimento técnico especializado. Estes profissionais são responsáveis por criar projetos seguros, funcionais e inspiradores. 

Além disso, o arquiteto é responsável por criar soluções e adaptar ambientes que tragam bem estar e conforto às pessoas. 

Neste artigo, veremos com mais detalhes o papel de um arquiteto, explicando o que ele faz e a importância de contratar este profissional para conduzir o projeto da sua residência ou estabelecimento comercial. 

Qual a diferença entre o arquiteto e o engenheiro?

Uma dúvida bem comum é a diferença entre a arquitetura e a engenharia. O engenheiro é responsável por calcular e dimensionar obras de pontes, rodovias, edifícios e assim por diante. Já o arquiteto é responsável por planejar e projetar espaços urbanos e construções. 

Para elaborar os projetos, o arquiteto considera aspectos históricos, culturais e funcionais envolvendo pessoas e meio ambiente. Quando pensamos em uma clínica, este profissional avalia a combinação de instalações elétricas, hidráulicas e estruturais, pensa no design e na funcionalidade, assim como na interação da pessoa com este ambiente. 

Aspectos de decoração, como jogo de luzes, mobiliário, disposição de objetos, quadros e plantas estão entre as funções também do arquiteto. 

Portanto, se você considera contratar um profissional com olhar humanizado, que vai tornar os ambientes do seu consultório ou clínica mais harmônicos e funcionais, o arquiteto é o mais indicado para tal trabalho. 

Leia também: Adequação de projetos para normatização às normas da vigilância sanitária

Todo projeto exige a assinatura de um arquiteto responsável técnico
O arquiteto é responsável por planejar e desenhar espaços urbanos e construções. (Foto: Envato Elements)

Por que devo contratar um arquiteto?

Há uma série de vantagens ao contratar um arquiteto para conduzir a sua obra ou viabilizar o seu negócio. O profissional possui expertise no planejamento e otimização dos espaços e na organização do  design interno e externo de acordo com a identidade da marca. 

Além da preocupação com a interação das pessoas com o ambiente, aspectos como o fluxo de indivíduos, conforto térmico, acústico e ergonômico estão no radar do profissional. 

Sendo assim, para ser mais assertivo na personalização e no design dos espaços da sua residência ou estabelecimento, contratar um arquiteto torna-se essencial. 

Quais são as principais atribuições do arquiteto?

A arquitetura é bastante ampla, portanto, além de elaborar bons projetos arquitetônicos, o profissional também possui outras competências técnicas. Veja algumas delas:

  • Responsável por supervisionar, coordenar, gerir e orientar tecnicamente projetos da área;
  • Coletar dados e informações para viabilizar projetos específicos, como os da área da saúde;
  • Analisar a viabilidade técnica e ambiental;
  • Prestar consultoria, assessoria ou assistência técnica a clientes e empresas;
  • Realizar vistorias técnicas, emitir pareceres e laudos;
  • Elaborar orçamentos;
  • Executar, fiscalizar e conduzir obras, instalações e outros serviços pertinentes.
O arquiteto possui olhar humanizado sobre o projeto
O profissional possui expertise na organização de espaços e ambientes. (Foto: Envato Elements)

Por que contratar um arquiteto para projetos comerciais na área da saúde?

Projetos na área da saúde exigem conhecimentos de um arquiteto especializado. O setor possui normas e legislações técnicas específicas, por isso, contratar profissionais com know-how neste nicho dá celeridade ao projeto

A Vigilância Sanitária (VISA) é o principal órgão que autoriza os projetos comerciais de clínicas, hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Há uma série de exigências para que o documento de autorização de funcionamento seja fornecido pelo órgão, incluindo a indicação de um arquiteto responsável técnico. 

Além disso, os órgãos específicos de cada categoria profissional emitem regulamentos para a organização do estabelecimento. 

Todas essas informações, além das questões técnicas do projeto, são conduzidas pelo arquiteto responsável. Por isso, a assessoria de um é crucial para viabilizar o seu negócio. 

Quais são as principais tendências na área da arquitetura?

A humanização dos espaços é uma das tendências da área. Os projetos mais atuais e modernos consideram a interação do indivíduo com o ambiente para criação da sensação de bem estar. Portanto, o arquiteto avalia o conforto acústico, a iluminação e outros quesitos na hora de projetar os ambientes. 

Apostar em projetos sustentáveis que buscam aproveitar melhor os materiais estão sendo cada vez mais utilizados. Há uma preocupação com os impactos que a construção vai causar no meio ambiente e na sociedade. 

Promover a acessibilidade, respeitando as limitações de cada pessoa precisam ser considerados nos projetos atuais. Além disso, criar espaços conectados com áreas verdes, com o intuito de aproximar o ser humano ao meio ambiente tem contribuído e muito na promoção do bem estar. 

Por que contratar a Kanno Arquitetura?

Começar um projeto, seja residencial ou comercial, pode parecer bastante complexo, afinal, esse processo exige conhecimento técnico. Por isso, é necessário buscar ajuda profissional. 

A Kanno Arquitetura, situada em Brasília, possui expertise no setor da saúde, tendo viabilizado muitos projetos de clínicas, hospitais, farmácias e outros estabelecimentos do ramo.

Se você busca por expertise técnica e experiência de mercado, entre em contato conosco para fazer um orçamento. Clique aqui e converse com nossa equipe.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: