Apostar em uma recepção acolhedora e bem decorada é um dos primeiros passos para abrir um consultório médico moderno

Como um consultório médico moderno pode impactar a vida do paciente

Guia de conteúdo

Quando falamos em consultórios médicos, hospitais e outros ambientes de saúde o que vem à nossa cabeça são espaços com cores neutras, geralmente no branco, salas de espera iguais e locais pouco convidativos.  

No entanto, o setor da saúde tem passado por muitas transformações nos últimos anos. Movidos pelas mudanças tecnológicas e o foco no bem estar do paciente, a arquitetura desses ambientes foi repaginada. Os layouts estão mais acolhedores, há uma preocupação maior com a harmonização visual e o equilíbrio estético. 

Alguns estudos sugerem que as cores podem criar falsas percepções, além de gerar sensações nos pacientes, como a monotonia ou a ideia de movimento. A combinação de cores também pode influenciar, indiretamente, na capacidade de percepção, concentração e atenção. 

E não são só as cores que promovem mudanças no comportamento das pessoas, o layout, o conforto acústico e térmico, a ventilação e a iluminação natural também podem influenciar nesses aspectos. 

Diante disso, os projetos de arquitetura para consultórios médicos ganharam mais vitalidade e hoje são apresentados de forma mais arrojada.

Continue a leitura para entender como um consultório médico moderno pode impactar na vida do paciente e como construir um.  

Relação da arquitetura com a qualidade de vida do paciente

A arquitetura possui uma relação direta com a qualidade de vida. Para perceber isso, basta você pensar na sua casa como ambiente de referência. Nós criamos vínculos e isso promove uma relação de interação. 

Portanto, consultórios médicos mais acolhedores, estrategicamente pensados, podem criar proximidade do paciente com o profissional, reforçar o processo de confiança e diminuir a vulnerabilidade ocasionada pela doença. E foi justamente isso que mudou, hoje o foco não é só a patologia e sim a experiência do paciente e suas individualidades. 

De fato, os projetos de arquitetura atuais apostam em cores quentes, iluminação que permita um conforto visual aos pacientes, interação com espaços verdes, ergonomia adequada, além da acessibilidade e a sustentabilidade

Nesse aspecto, o atendimento não pode ser dissociado da ambientação, ou seja, além da preocupação estrutural e de layout, o estabelecimento precisa oferecer um atendimento acolhedor e humanizado

Quem se beneficia com essas mudanças é todo o setor: o paciente tende a confiar mais nos diagnósticos médicos e o profissional consegue criar uma relação de fidelidade com o mesmo.

Leia também: Como montar um consultório médico moderno?

O atendimento não pode ser dissociado da ambientação
O acolhimento é a principal característica de um atendimento humanizado. (Foto: Envato Elements)

Como tornar o consultório mais humanizado?

Em linhas gerais, é preciso investir em algumas coisas básicas, como: uma recepção acolhedora e bem decorada, uma sala de espera com cadeiras confortáveis e ergonomicamente adequadas, consultórios amplos e bem iluminados. Além disso, invista em um espaço para estacionamento, especialmente, se sua clínica estiver localizada em avenidas ou outros locais que dificultam a parada de veículos. 

Confira alguns detalhes que tornarão seu consultório mais humanizado:

Equilíbrio visual: o bem estar do paciente é uma prioridade. Portanto, a combinação de cores do seu consultório precisa levar em consideração dois fatores: a perspectiva dele e as peculiaridades da sua especialidade médica. As cores brancas e neutras podem ser substituídas por cores mais vivas, desde que respeitadas as necessidades do seu nicho de mercado. 

Ergonomia: os móveis também precisam ser elaborados de forma a oferecer conforto ao paciente. Não apenas as cadeiras e sofás, mas também os balcões e demais mobiliários utilizados nas salas de exames. 

Arquitetura biofílica: este tipo de design prioriza a interação das pessoas com a natureza. Integrar os espaços com áreas verdes pode ser um grande diferencial. 

Ventilação: promover ventilação natural em salas fechadas também é importante. Essa troca do ar presente no ambiente ajuda na oxigenação do local e diminui as possibilidades de infecções respiratórias ou outras contaminações. 

Acessibilidade: indispensável em clínicas e consultórios, a acessibilidade precisa estar presente desde a entrada do paciente, até a finalização do seu atendimento. Poltronas em tamanhos maiores para pacientes obesos, rampas de acesso, banheiros acessíveis e outros aspectos devem ser considerados. 

Como é um atendimento humanizado?

Além das características físicas e estruturais, o consultório médico será humanizado se o atendimento também for. Portanto, é preciso investir constantemente em treinamentos com sua equipe para padronizar algumas abordagens. Confira alguns aspectos que fazem a diferença:

Atendimento acolhedor: o acolhimento é a principal característica de um atendimento humanizado. O paciente precisa se sentir seguro e estabelecer uma relação de confiança com os profissionais. Portanto, foque na necessidade do mesmo e desenvolva boas capacidades de escuta ativa.  

Esteja conectado com as melhores práticas: a medicina moderna está continuamente passando por transformações com as novas tecnologias. Aposte nelas e mantenha-se atualizado em relação aos tipos de tratamento. 

Experiência: o foco do atendimento precisa ser a experiência do paciente, não só durante o diagnóstico e a conduta médica, mas no atendimento inicial, na ambientação e na comunicação clara e acolhedora.

O setor da saúde possui características e legislações específicas
A contratação de um arquiteto especializado na área da saúde é indispensável. (Foto: Envato Elements)

Contrate um bom arquiteto

Projetos de qualidade envolvem bons profissionais. O setor da saúde possui características e legislações específicas. Além disso, apostar em consultórios modernos envolve conhecimentos técnicos e arquitetos especializados

 

A equipe da Kanno Arquitetura, localizada em Brasília, possui expertise em projetos de consultório médico moderno. Clique aqui para conversar com nossos profissionais.

Comentários
5/5 - (1 vote)

Compartilhe: