Arquitetura Clínicas Veterinárias

Arquitetura para clínicas veterinárias

Guia de conteúdo

Abrir uma clínica veterinária pode ser o sonho de muitos profissionais e investidores do setor. Considerando o mercado de produtos e serviços veterinários em expansão, viabilizar um projeto no ramo é uma ótima opção de negócio

Além de promissor, o mercado pet brasileiro é bastante resiliente, apresentando crescimento, inclusive, na pandemia da COVID-19. 

De acordo com dados do Instituto Pet Brasil (IPB), houve um salto de faturamento de 35,3 bilhões de reais, em 2019, para 51,7 bilhões, em 2021. Dados que mostram um valioso espaço no mercado para novos empreendedores. 

Esses dados são reflexo da relação dos brasileiros com os animais. Afinal, o Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de pets. Dos aproximadamente 200 milhões de brasileiros, quase 70% possuem um animal de estimação em seus lares. 

Os cães ainda são a preferência nacional, somando 58,1 milhões. As aves ornamentais ficam em segundo lugar, com 41 milhões e, por último, os gatos, que totalizam 27,1 milhões. Os dados são do último levantamento realizado pelo IPB. 

Outro fator que influencia no crescimento do setor é a conscientização social em relação ao bem estar animal. Hoje os tutores estão mais preocupados em oferecer qualidade de vida aos seus pets, o que aumenta a procura por serviços veterinários e demais produtos ou serviços do ramo. 

Se você é um profissional ou investidor e busca abrir seu próprio negócio nesta área, continue a leitura. Neste artigo, vamos explicar quais são os requisitos necessários para viabilizar um projeto arquitetônico de uma clínica veterinária. 

Leia também: Adequação de projetos para normatização às normas da vigilância sanitária

O número de clínicas veterinárias também cresceu nos últimos anos.
Outro fator que influencia no crescimento do setor é a conscientização social em relação ao bem estar animal. (Foto: Envato Elements)

Como viabilizar o projeto de uma clínica veterinária?

Em Brasília, assim como nos outros estados brasileiros, as exigências técnicas para abrir uma clínica veterinária são mais brandas, em relação aos estabelecimentos de saúde humana. 

No entanto, é preciso seguir a Instrução Normativa (IN) nº 23 de 2019. O documento define as exigências sanitárias para a atividade de estabelecimentos assistenciais e de radiodiagnóstico veterinário para animais de estimação. 

Além disso, você precisará contratar um arquiteto especializado na área da saúde, pois existem alguns critérios mínimos requisitados pela IN, como a categoria e a complexidade do estabelecimento. 

A IN estipula normas diferentes de acordo com os diferentes tipos de espaço: consultório veterinário tipo I, consultório veterinário tipo II, clínica veterinária e hospital veterinário.

Além dos aspectos legais, o papel do arquiteto é crucial para trabalhar o design da sua clínica. O profissional viabiliza o projeto de acordo com as suas necessidades, assim como integra todos os componentes estéticos e estruturais, para tornar o ambiente funcional e aconchegante.

A qualidade no atendimento é essencial para viabilizar o seu negócio
Tenha uma equipe de veterinários capacitados para oferecer um serviço de excelência. (Foto: Envato Elements)

Equipamentos necessários para abrir uma clínica veterinária

Existem alguns equipamentos básicos que são exigidos para viabilizar um consultório veterinário. A resolução nº 1015 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) exige os seguintes equipamentos e estruturas: 

  • Sala de recepção com banheiro para os clientes;
  • Sala de atendimento (consultório), equipada com geladeira com termômetro de máxima e mínima para manutenção exclusiva de vacinas, antígenos e outros produtos biológicos;
  • Sala de arquivo médico ou um sistema informatizado que permita o arquivamento de informações clínicas dos animais;
  • Pias de higienização e armários próprios.

 

Nos casos de clínicas que oferecem atendimento cirúrgico e internação, há outros requisitos que precisam ser cumpridos, incluindo o de manter o estabelecimento aberto por 24 horas, mesmo não havendo atendimento externo. Nestes casos, também é necessário a permanência de um veterinário de plantão.

Além destas exigências, é necessário possuir aporte financeiro para investir nos aspectos estruturais e decorativos da clínica, na aquisição de produtos e na manutenção inicial do negócio. 

Contar com uma equipe de veterinários capacitados para garantir um serviço de excelência também é primordial. 

Como contratar um bom arquiteto?

Antes de fechar negócio com o arquiteto avalie se o serviço do mesmo é de qualidade e se ele já elaborou projetos para estabelecimentos de saúde. 

A área da saúde possui especificidades, portanto, é necessário um profissional que tenha conhecimento no ramo. Além disso, tendo acesso ao portfólio do arquiteto, você conhece os projetos e serviços, além de clientes que o mesmo já atendeu. 

Por fim, compare preços, peça orçamentos e negocie prazos.

Nestes casos, também é necessário manter um veterinário de plantão
As clínicas que oferecem atendimento cirúrgico e internação precisam ficar abertas 24 horas. (Foto: Envato Elements)

Por que devo contratar a Kanno Arquitetura?

A Kanno Arquitetura possui profissionais especializados na área da saúde. Nosso escritório fica localizado em Brasília, mas atendemos todos os estados do Brasil. 

Os profissionais possuem experiência no setor e podem acelerar o processo da documentação do seu negócio, assim como propor designs inovadores com base nos projetos já elaborados pelo escritório. 

Ficou interessado? Clique aqui e agende um atendimento.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: