Clínicas odontológicas modernas atraem mais clientes

Arquitetura para clínicas odontológicas

Guia de conteúdo

A área da saúde passou por muitas mudanças nos últimos anos. A humanização e o foco no paciente tornou-se o balizador central para a elaboração dos novos projetos arquitetônicos. Além disso, a arquitetura moderna adentrou nos mais variados nichos da área e domina o mercado de clínicas e hospitais referências do país. 

As clínicas odontológicas estão antenadas com essas transformações. Se você é investidor ou dentista e precisa viabilizar um projeto, o primeiro passo é analisar quem é seu público. Para isso, é necessário fazer um levantamento da “persona”, a qual você atenderá no seu novo espaço. 

Esta análise vai te dar subsídios para entender quais as preferências e gostos do seu cliente. Afinal, conforme já comentamos, a experiência do paciente é um dos pilares para determinar as características do projeto

Para iniciar o processo, você também precisará contratar um arquiteto especializado em saúde para lhe auxiliar na preparação da documentação legal. 

Veja agora quais são as principais tendências para clínicas odontológicas e os documentos necessários para abrir um estabelecimento assistencial de saúde.

Projetos humanizados e com foco no cliente são tendência na área
A humanização e o foco no paciente tornou-se prioridade para a elaboração dos projetos de arquitetura. (Foto: Envato Elements)

Como projetar uma clínica odontológica moderna?

use sua criatividade para personalizar sua clínica
Papéis de parede, quadros, plantas e outros objetos podem compor os ambientes. (Foto: Envato Elements)

Para começar a projetar a sua clínica é preciso avaliar qual a dimensão do local e como ela será dividida. Defina quantos consultórios e qual o número de cadeiras necessárias para a  sala de espera. 

Em relação ao espaço, existem normativas que precisam ser respeitadas. Algumas regiões do Brasil ainda possuem Instruções Normativas específicas do Estado, que devem ser cumpridas. 

É importante informar ao arquiteto responsável se haverá atendimento odontológico de implante, pois será necessário propor um consultório um pouco maior para essa atividade. 

Além disso, verifique se haverá procedimento que necessite de sedação endovenosa e/ou inalatória, pois será necessário uma sala cirúrgica ambulatorial com instalações de oxigênio, vácuo clínico, ar comprimido medicinal e elétrica de emergência. Junto a essa atividade, deverão ser criadas áreas de apoio, como a sala de pré e pós anestesia e a instalação de portas para passagem de maca. 

Outros espaços necessários são: depósito de material de limpeza, sala de materiais esterilizados, sanitários, copa e salas administrativas.

Além disso, é preciso pensar também na parte externa. Sua clínica vai disponibilizar estacionamento? Como será a fachada e a parte da frente do estabelecimento? 

Todas essas características você pode definir junto ao arquiteto que estará à frente do projeto, afinal ele tem expertise para lhe ajudar nas melhores escolhas. 

Além disso, é preciso pensar nas instalações elétricas, hidráulicas, na climatização e estruturar o plano de gerenciamento de resíduos. 

Qual a combinação de cores ideal?

Apesar de as cores branca e azul ciano serem as mais utilizadas na personalização de clínicas e estabelecimentos de saúde, o setor está mais versátil, dando lugar para ambientes mais coloridos e menos sóbrios. O intuito é que as cores proporcionem conforto aos pacientes

Mesmo que pareça um mero detalhe, a cor é uma excelente ferramenta de design, capaz de impactar as emoções e as reações fisiológicas do paciente. Além disso, o uso estratégico das mesmas, pode tornar o ambiente diferenciado e moderno. 

Portanto, para definir a combinação de cores adequada é necessário avaliar os demais itens, como o tom dos móveis, o estilo das poltronas ou cadeiras e todo o conjunto que compõem a decoração. 

Aposte em ambientes iluminados e arejados

Assim como o conjunto de cores, a iluminação é essencial na personalização do ambiente. Clínicas escuras passam a impressão de frieza e distanciamento. Além disso, por se tratar de um espaço odontológico, a boa iluminação é crucial para o trabalho do dentista. 

Aposte em uma boa iluminação, com acessórios modernos, assim você traz a ideia de um ambiente convidativo e aconchegante

Utilizar o LED também pode ser uma boa opção. É uma maneira de  economizar energia a longo prazo

Se possível, dê preferência para ambientes arejados e com iluminação natural. Assim você garante um aspecto de limpeza às salas, assim como proporciona bem estar e conforto aos pacientes. 

Dê atenção aos materiais de acabamento e decoração

A decoração é uma grande aliada na hora de personalizar a sua clínica. É aqui que, junto ao arquiteto, você explora sua criatividade e coloca a sua identidade no design.

Papéis de parede, quadros, plantas e outros objetos podem compor os ambientes. Apesar de muitas clínicas concentrarem quadros relacionados à área, é possível apostar em outros estilos

As plantas também trazem um aspecto especial para a clínica, proporcionando bem estar aos que aguardam atendimento.

use sua criatividade para personalizar sua clínica
Papéis de parede, quadros, plantas e outros objetos podem compor os ambientes. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Adequação de projetos para normatização às normas da vigilância sanitária

Quais são os documentos necessários para abrir uma clínica odontológica?

Alguns documentos são essenciais para viabilizar a abertura do seu negócio. Veja quais são eles:

  • Alvará sanitário;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde (CNES);
  • Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos;
  • Laudo Radiométrico;
  • Relatório Técnico e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
Conte com a ajuda de profissionais especializados na área da saúde
Conte com a Kanno Arquitetura para viabilizar o seu sonho. (Foto: Envato Elements)

Por que devo contratar a Kanno Arquitetura?

A Kanno Arquitetura possui profissionais especializados na área da saúde, tendo viabilizado muitos projetos em Brasília e São Paulo. 

Além disso, as profissionais possuem expertise no setor e podem acelerar o processo da documentação para realizar o seu sonho de abrir seu próprio negócio.

Ficou interessado? Clique aqui e agende um atendimento.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: