Os projetos estão cada vez mais arrojados e inovadores

Arquitetura para clínicas médicas

Guia de conteúdo

Os projetos arquitetônicos na área da saúde estão cada vez mais arrojados e inovadores. Os prédios que concentram estes estabelecimentos possuem robustez nos detalhes, apresentam designs elegantes e se concentram numa tendência que ganhou força nos últimos anos: a experiência do paciente

Externamente há uma preocupação com a localização, segurança e estacionamento, que se tornou um grande problema nos grandes centros com a quantidade de veículos nas ruas. 

Internamente, também houve mudanças. Se antes o foco era no visual austero e monocromático, hoje, os ambientes estão mais maleáveis, com a mesclagem de cores quentes e tons leves. Começou-se a valorizar a interação paciente-ambiente e os impactos que essa relação pode causar no tratamento do mesmo. 

Há uma preocupação com a funcionalidade, associada à estética. Diante disso, é crucial contratar um arquiteto especializado em ambientes de saúde, pois só ele vai conseguir combinar todos esses quesitos e te entregar em um projeto harmônico.

Neste artigo, nós vamos te mostrar todos os detalhes que não podem faltar em um projeto de clínica médica. Também vamos te explicar sobre o processo burocrático para viabilizar o seu sonho de ter sua clínica. 

Quais são os itens indispensáveis?

Além da documentação legal para executar o projeto, a localização da clínica é o principal aspecto que você precisa levar em consideração. Os pacientes buscam por qualidade e praticidade, esta última em especial faz bastante diferença na hora dele escolher para onde ir. 

Detalhes como o espaço para estacionamento, se fica em um ponto seguro da cidade, se a região é arborizada, tudo isso precisa ser analisado em conjunto com o arquiteto, para que ele possa viabilizar sua clínica de acordo com o cenário. 

A localização é importante também, porque é possível analisar como será o fluxo de pessoas, que vai impactar nas circulações e dinâmica de trabalho.

Espaço interno: a clínica precisa proporcionar uma interação paciente-ambiente de forma humanizada. É aqui que o arquiteto vai depositar toda sua criatividade, pois tudo precisa ser pensado em detalhes. As cores não podem neutralizar o cenário, mas também não podem causar desconforto. Portanto, é preciso combiná-las de forma a tornar o layout aconchegante e acolhedor

A estética também precisa transmitir o cuidado da clínica com o paciente. Este aspecto pode influenciar o processo terapêutico do paciente. Alguns estudos já mostraram que projetar ambientes humanizados, propor iluminação adequada e trazer soluções de isolamento acústico podem impactar na recuperação do paciente.

Além disso, a segurança também precisa ser priorizada. Instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias complementam o escopo do projeto.

As dimensões dos consultórios, a distribuição de equipamentos nas salas de exames e toda a decoração da sala de espera e recepção serão estrategicamente desenhados no projeto. 

A Kanno Arquitetura valoriza a tendência de propor salas de espera amplas, que possam garantir o conforto dos pacientes e seus acompanhantes. 

É neste ambiente que se concentra o maior fluxo de pessoas, portanto, um desenho funcional que permita essa mobilidade é essencial. 

Áreas externas, com jardins e outras paisagens também são destaque na clínica, além de proporcionarem conforto e bem estar aos pacientes que aguardam atendimento.

projetos sustentáveis são uma tendência
Áreas com jardins e outras paisagens também são destaque na clínica. (Foto: Envato Elements)

A preocupação com a sustentabilidade também precisa estar presente no projeto do arquiteto. O cuidado em relação ao meio ambiente, utilizando materiais sustentáveis é extremamente importante.

Sendo assim, os proprietários do estabelecimento demonstram que a empresa está alinhada com questões sociais importantes. 

Qual a documentação necessária para viabilizar o projeto?

Para viabilizar o projeto da sua clínica é preciso providenciar o alvará sanitário de funcionamento. Este documento só será liberado pelo órgão, com a aprovação prévia do projeto de arquitetura. 

Sendo assim, faz-se necessário contratar um profissional capacitado na área para elaborar o projeto dentro das normas técnicas exigidas para ambientes de saúde. 

O relatório técnico e a emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) também deverão ser providenciados.

outros documentos serão necessários para aprovar o projeto
Para viabilizar o projeto é preciso do alvará sanitário. (Foto: Envato Elements)

Conclusão:

As clínicas médicas estão mais modernas e com foco na experiência do paciente. Outra preocupação é com a humanização dos ambientes de saúde. Portanto, o arquiteto deve elaborar um projeto harmonizando todos os componentes, para tornar a interação paciente-ambiente acolhedora

A equipe de profissionais da Kanno Arquitetura, com escritório localizado em Brasília, possui vasta experiência na elaboração de projetos de arquitetura para clínicas, hospitais e demais ambientes de saúde. Clique aqui e conheça nossos serviços. 

Comentários
Avalie post

Compartilhe: