O reaquecimento do mercado e os novos nichos de trabalho da área odontológica possibilitam mais investimentos e negócios no setor

Projeto clínica odontológica: Por onde começar?

Guia de conteúdo

Empreender na área da saúde exige uma série de conhecimentos e uma boa visão estratégica de negócios. Além disso, é preciso pensar no projeto da clínica e todos os detalhes envolvidos. Portanto, a contratação de um arquiteto especialista no setor é um dos primeiros passos para tirar as suas ideias e planos do papel. 

Apesar de sofrer retrações durante a pandemia, o setor odontológico voltou a se estabilizar. As mudanças proporcionadas pela COVID-19 trouxeram novos formatos de atendimento, mais tecnologia e ambientes com rigor necessário para promover segurança ao paciente e ao funcionário. 

Além disso, após o episódio da crise epidemiológica mundial, as pessoas estão mais preocupadas com a sua saúde e os cuidados pessoais estão no topo da lista de prioridades.

O reaquecimento do mercado e os novos nichos de trabalho da área odontológica possibilitam mais investimentos e negócios no setor. Se você pensa em abrir uma clínica, continue a leitura. Neste artigo, vamos te explicar todos os detalhes e quais os aspectos mais importantes do projeto arquitetônico. 

Devo contratar um arquiteto?

Com certeza será essencial contratar um arquiteto para viabilizar o projeto da sua clínica. O profissional possui capacidade técnica para elaborar o material de acordo com as ideias do cliente, integrando conforto, design e funcionalidade

O arquiteto também fica encarregado de providenciar a documentação necessária para aprovar o projeto junto aos órgãos competentes. 

Além disso, um projeto bem elaborado valoriza o imóvel, dá credibilidade para seu negócio e pode ser um dos fatores determinantes para a atração e fidelização de clientes.

Por se tratar de um nicho muito específico, o ideal é contratar um arquiteto especializado na área. O profissional estará atento às legislações e particularidades de cada modelo de negócio, além dos outros aspectos relacionados à humanização e bem estar do paciente.  

Leia também: Arquitetura e saúde: como projetos podem impactar no bem-estar dos pacientes

Passo a passo para viabilizar o projeto

Após contratar o arquiteto, o profissional começará a desenhar o projeto da sua clínica. O projeto deve conter informações detalhadas sobre a localização e os espaços físicos do estabelecimento, tanto internos quanto externos. 

Nas áreas externas, como será o estacionamento, qual o fluxo de carros e outros veículos. Já na parte interna, como serão distribuídas as salas, quantos consultórios a clínica vai dispor, distribuição de mobiliário na recepção, como será o fluxo de pacientes e outros detalhes. 

O profissional também pensará nas instalações elétricas, hidráulicas, gases medicinais, sistemas de climatização e no plano de gerenciamento de resíduos. 

De modo geral, o projeto precisa conter ainda informações sobre toda a estrutura do empreendimento. Quanto à representação do terreno, é preciso especificar medidas, curvas de nível, árvores, postes, hidrantes e outros elementos existentes. 

Já em relação ao edifício, é preciso detalhar a planta de todos os pavimentos, quais são as medidas internas e os materiais de acabamento, dimensões de portas e janelas. 

Por fim, é preciso mensurar a altura dos pés direito e dimensões das paredes, nível das escadas, tipos de forros, coberturas e suas respectivas medidas. 

A aprovação do projeto na Vigilância Sanitária (VISA) é outro passo bem importante. A partir dele será possível dar continuidade no planejamento das ações. A liberação do alvará da obra e de funcionamento da clínica é fornecida na VISA do município, mediante apresentação do projeto e assinatura do Responsável Técnico (RT). 

Partindo desse ponto, é preciso seguir as normas estabelecidas pela Anvisa, na Resolução 50, de 2002, além dos requisitos pré determinados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Documentos necessários para abrir a clínica odontológica?

Alguns documentos são essenciais para viabilizar a abertura da sua clínica. Veja quais são eles:

  • Alvará sanitário;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde (CNES);
  • Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos;
  • Laudo Radiométrico;
  • Relatório Técnico e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

 

Apostar em ambientes com cores quentes pode ser um diferencial
A cor é uma excelente ferramenta de design, capaz de impactar nas emoções e nas reações fisiológicas do paciente. (Foto: Envato Elements)

Como deixar a clínica moderna?

A área da saúde passou por muitas mudanças nos últimos anos. A humanização e o foco no paciente tornou-se o balizador central para a elaboração dos novos projetos arquitetônicos. 

Além disso, a arquitetura moderna adentrou nos mais diversos nichos da área e domina o mercado de clínicas e hospitais referências do país. Veja alguns detalhes que fazem a diferença na hora de personalizar o seu estabelecimento:

Combinação de cores: as mais utilizadas são a branca e o azul ciano. No entanto, há espaço para personalizações mais modernas e versáteis. Apostar em ambientes coloridos pode ser um diferencial. Para isso, é preciso entender qual é o perfil do seu público e se designs mais arrojados combinam com a sua proposta de negócio. 

Mesmo que pareça um mero detalhe, a cor é uma excelente ferramenta de design, capaz de impactar nas emoções e nas reações fisiológicas do paciente.

Escolha as cores do ambiente de acordo com o seu público alvo
As cores branca e o azul ciano ainda são as mais utilizadas nas clínicas. (Foto: Envato Elements)

Iluminação e ventilação: clínicas odontológicas precisam ser bem iluminadas, tanto para facilitar o trabalho do dentista como para melhorar a visibilidade do paciente. 

A dica é apostar em itens de iluminação modernos, como as luzes de LED, por exemplo. Além de mais econômicas, as lâmpadas dão uma cara diferenciada para o ambiente.  

Também vale apostar em ambientes arejados, com iluminação natural. Assim você garante um aspecto de limpeza às salas, além de proporcionar bem estar e conforto aos pacientes. 

Aposte na decoração: itens decorativos são essenciais para personalizar a sua clínica. Papéis de parede, quadros e outros objetos podem compor os ambientes. 

Plantas e vasos de flores também são itens de decoração que não podem faltar. Eles se destacam em locais com fluxo de pacientes e deixam o ambiente mais agradável. 

Conclusão

Diante de tantos detalhes que envolvem um projeto de arquitetura para uma clínica odontológica, contratar um profissional no assunto é mais do que essencial. 

A Kanno Arquitetura possui profissionais especializados na área da saúde, tendo viabilizado muitos projetos em Brasília e São Paulo. Ficou interessado? Clique aqui e agende um atendimento com nossa equipe.

Comentários
Avalie post

Compartilhe: