Arquitetura para prédio comercial

Dicas de Arquitetura para um Prédio Comercial

Guia de conteúdo

No momento de construir ou reformar seu prédio comercial, é importante considerar cuidadosamente um projeto bem planejado e estruturado, além da decoração, que precisa estar sempre de acordo com o nicho da empresa.

Os empresários têm mudado sua concepção em relação ao que é um bom projeto de arquitetura para seu negócio.

É possível perceber que cada vez mais como um ambiente mais charmoso e estruturado atrai o público e oferece uma experiência diferenciada, trazendo destaque ao empreendimento.

Além disso, é importante desenvolver um projeto adequado quando se trata de um prédio comercial, se atentando aos detalhes como identificações corretas por exemplo, que podem ser realizadas com ribbon de cera, para identificar peças, equipamentos, máquinas ou até mesmo placas de advertência.

Neste artigo, trazemos dicas para a construção do seu prédio comercial, considerando pontos como:

  • A iluminação dos ambientes;
  • A decoração na escolha de móveis e objetos;
  • Vitrines;
  • Revestimentos;
  • Fachadas.

Você verá como orientar sua decoração para o público, visando a otimização da sua experiência é fundamental.

Tenha uma decoração orientada ao público

Para um projeto alinhado é importante a boa comunicação entre o arquiteto e o empresário que o idealizou.

Dessa forma, é fundamental conhecer muito bem a marca, o público-alvo e o produto em si, para ter uma linguagem arquitetônica bem orientada.

Estruture uma bela entrada, com um bom sistema de controle de acesso de pessoas, prezando pela segurança dos clientes.

Todo o conjunto, que deve aliar tecnologia e bom gosto, é importante para a experiência do seu público.

Priorize a entrada de luz natural na iluminação

A iluminação é um ponto fundamental para qualquer ambiente comercial, desde restaurantes e lojas a escritórios.

Atente-se tanto para a iluminação artificial quanto para a luz natural, usando detalhes como a posição do sol para organizar seu ambiente interno.

Um exemplo disso, é a posição da vitrine que não deve ser diretamente voltada para o sol ou pode danificar os produtos expostos.

Existem diferentes tonalidades e temperaturas de cor das luzes, e você deve usar isso a favor do seu ambiente. Por exemplo, luzes brancas são mais estimulantes, ideais para escritórios e ambientes mais agitados.

Já as lâmpadas avermelhadas e amareladas trazem aconchego, transformando o ambiente em algo mais intimista.

Por meio da automação corporativa você pode otimizar o uso de recursos como a energia de forma sustentável, levando a uma diminuição no consumo, o que significa economia para seu negócio e respeito ao meio ambiente, o que valoriza sua empresa.

Escolha móveis e objetos de destaque

A escolha da mobília e dos objetos de decoração devem condizer com a mensagem passada pela sua marca.

Investir em acessórios diferenciados na busca de mais praticidade e qualidade do ambiente de trabalho é importante.

Os profissionais como um designer de interiores podem auxiliar nesse momento, criando um projeto personalizado para o seu empreendimento. Dependendo do seu ramo de atividade, você pode até mesmo investir em áreas de lazer, como um espaço para o café e até mesmo uma área de jogos. Entreter seu cliente já é mais do que uma tendencia. 

Destaque suas vitrines

Em um ambiente comercial, a comunicação visual é um ponto-chave e suas vitrines devem ser a atração principal.

A organização do local influencia diretamente na qualidade da experiência de cada cliente, sendo este um ponto avaliado para se permanecer ou mesmo entrar em um local.

Use  a decoração e a disposição dos seus produtos para criar um ambiente que crie simpatia e empatia pelo lugar.

Invista na qualidade do revestimento

Outro ponto fundamental é o revestimento, que deve ser direcionado conforme o uso do ambiente.

Considere o fluxo de pessoas para determinar o tipo de material utilizado. Existem placas de revestimento específicas em relação à resistência, como porcelanatos produzidos para comércio de alto tráfego.

Materiais como o cimento queimado e a madeira podem trazer um toque mais rústico ao ambiente.

Os porcelanatos são peças de fácil manutenção e limpeza, com uma boa resistência para ambientes de grande fluxo.

Capriche na fachada 

A fachada é o primeiro contato do cliente com seu empreendimento, e assim como uma bela capa de um livro, precisa atrair a atenção e o interesse dos transeuntes.

Optar por um belo design em ACM revestimento externo é uma boa escolha, uma vez que este material permite uma ampla possibilidade de personalização.

Para uma fachada atraente, inclua o layout original na sua ideia, criando um equilíbrio entre o que você possui e a nova construção.

Encare a fachada do seu prédio comercial como um cartão de boas-vindas para seus clientes, sempre atento a poluição visual e a legislação. 

Considerações Finais

Para a construção de seu prédio comercial é importante fazer a regularização junto aos órgãos responsáveis, assim garante-se a tranquilidade durante e após a execução do projeto.

Neste artigo, pontuamos dicas de arquitetura para um prédio comercial, chamando atenção para os principais itens de um ambiente comercial.

Se você está precisando de um projeto para a sua sala comercial e quer contar com o melhor time do mercado, entre em contato com a Kanno Arquitetura!

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