Quando falamos em consultórios médicos, hospitais e outros ambientes de saúde o que vem à nossa cabeça são espaços com cores neutras, geralmente no branco, salas de espera iguais e locais pouco convidativos.
No entanto, o setor da saúde tem passado por muitas transformações nos últimos anos. Movidos pelas mudanças tecnológicas e o foco no bem estar do paciente, a arquitetura desses ambientes foi repaginada. Os layouts estão mais acolhedores, há uma preocupação maior com a harmonização visual e o equilíbrio estético.
Alguns estudos sugerem que as cores podem criar falsas percepções, além de gerar sensações nos pacientes, como a monotonia ou a ideia de movimento. A combinação de cores também pode influenciar, indiretamente, na capacidade de percepção, concentração e atenção.
E não são só as cores que promovem mudanças no comportamento das pessoas, o layout, o conforto acústico e térmico, a ventilação e a iluminação natural também podem influenciar nesses aspectos.
Diante disso, os projetos de arquitetura para consultórios médicos ganharam mais vitalidade e hoje são apresentados de forma mais arrojada.
Continue a leitura para entender como um consultório médico moderno pode impactar na vida do paciente e como construir um.
Relação da arquitetura com a qualidade de vida do paciente
A arquitetura possui uma relação direta com a qualidade de vida. Para perceber isso, basta você pensar na sua casa como ambiente de referência. Nós criamos vínculos e isso promove uma relação de interação.
Portanto, consultórios médicos mais acolhedores, estrategicamente pensados, podem criar proximidade do paciente com o profissional, reforçar o processo de confiança e diminuir a vulnerabilidade ocasionada pela doença. E foi justamente isso que mudou, hoje o foco não é só a patologia e sim a experiência do paciente e suas individualidades.
De fato, os projetos de arquitetura atuais apostam em cores quentes, iluminação que permita um conforto visual aos pacientes, interação com espaços verdes, ergonomia adequada, além da acessibilidade e a sustentabilidade.
Nesse aspecto, o atendimento não pode ser dissociado da ambientação, ou seja, além da preocupação estrutural e de layout, o estabelecimento precisa oferecer um atendimento acolhedor e humanizado.
Quem se beneficia com essas mudanças é todo o setor: o paciente tende a confiar mais nos diagnósticos médicos e o profissional consegue criar uma relação de fidelidade com o mesmo.
Leia também: Como montar um consultório médico moderno?
Como tornar o consultório mais humanizado?
Em linhas gerais, é preciso investir em algumas coisas básicas, como: uma recepção acolhedora e bem decorada, uma sala de espera com cadeiras confortáveis e ergonomicamente adequadas, consultórios amplos e bem iluminados. Além disso, invista em um espaço para estacionamento, especialmente, se sua clínica estiver localizada em avenidas ou outros locais que dificultam a parada de veículos.
Confira alguns detalhes que tornarão seu consultório mais humanizado:
Equilíbrio visual: o bem estar do paciente é uma prioridade. Portanto, a combinação de cores do seu consultório precisa levar em consideração dois fatores: a perspectiva dele e as peculiaridades da sua especialidade médica. As cores brancas e neutras podem ser substituídas por cores mais vivas, desde que respeitadas as necessidades do seu nicho de mercado.
Ergonomia: os móveis também precisam ser elaborados de forma a oferecer conforto ao paciente. Não apenas as cadeiras e sofás, mas também os balcões e demais mobiliários utilizados nas salas de exames.
Arquitetura biofílica: este tipo de design prioriza a interação das pessoas com a natureza. Integrar os espaços com áreas verdes pode ser um grande diferencial.
Ventilação: promover ventilação natural em salas fechadas também é importante. Essa troca do ar presente no ambiente ajuda na oxigenação do local e diminui as possibilidades de infecções respiratórias ou outras contaminações.
Acessibilidade: indispensável em clínicas e consultórios, a acessibilidade precisa estar presente desde a entrada do paciente, até a finalização do seu atendimento. Poltronas em tamanhos maiores para pacientes obesos, rampas de acesso, banheiros acessíveis e outros aspectos devem ser considerados.
Como é um atendimento humanizado?
Além das características físicas e estruturais, o consultório médico será humanizado se o atendimento também for. Portanto, é preciso investir constantemente em treinamentos com sua equipe para padronizar algumas abordagens. Confira alguns aspectos que fazem a diferença:
Atendimento acolhedor: o acolhimento é a principal característica de um atendimento humanizado. O paciente precisa se sentir seguro e estabelecer uma relação de confiança com os profissionais. Portanto, foque na necessidade do mesmo e desenvolva boas capacidades de escuta ativa.
Esteja conectado com as melhores práticas: a medicina moderna está continuamente passando por transformações com as novas tecnologias. Aposte nelas e mantenha-se atualizado em relação aos tipos de tratamento.
Experiência: o foco do atendimento precisa ser a experiência do paciente, não só durante o diagnóstico e a conduta médica, mas no atendimento inicial, na ambientação e na comunicação clara e acolhedora.
Contrate um bom arquiteto
Projetos de qualidade envolvem bons profissionais. O setor da saúde possui características e legislações específicas. Além disso, apostar em consultórios modernos envolve conhecimentos técnicos e arquitetos especializados.
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