Arquitetura para farmácias

Arquitetura para farmácias: fatores importantes

Guia de conteúdo

A arquitetura de uma farmácia influencia diretamente na experiência do cliente. Além de proporcionar um ambiente agradável e seguro, o ambiente deve ser funcional, garantindo que os produtos estejam sempre à mão. Para isso, é necessário que um profissional especializado em estabelecimentos de saúde esteja à frente do projeto arquitetônico.

Dito isso, a elaboração do projeto deve considerar alguns pontos fundamentais. Quer saber quais são os pilares de um projeto de arquitetura para uma farmácia? Acompanhe o artigo!

Os pilares da arquitetura das farmácias

Além da aprovação do projeto pela Vigilângia Sanitária, processo obrigatório na construção de uma farmácia, a proposta também exige segurança, conforto e um espaço adequado para que suas atividades sejam executadas com mais comodidade. Por isso, a farmácia precisa ter um layout adequado, que proporcione essa funcionalidade aos clientes.

Além disso, o projeto deve levar em conta três fatores muito importantes: 

1. Iluminação 

Além de garantir um ambiente agradável e aconchegante, a iluminação adequada auxilia na hora de escolher os medicamentos, é importante para identificar os rótulos, e ler as instruções dos produtos e realizar as atividades necessárias deste local. Por isso, é importante que as farmácias contem com luminárias e lâmpadas com especificações corretas e potentes e de alta qualidade, que proporcionem uma boa visibilidade em todos os cantos do estabelecimento.

2. Ventilação

A importância da ventilação nas farmácias é essencial para preservar os medicamentos na temperatura e umidade corretas para garantir sua qualidade, assegurando a estabilidade do fármaco e sua eficácia clínica manter o ambiente saudável e livre de contaminações. Além disso, uma boa ventilação contribui para manter o ambiente saudável e livre de contaminações. A qualidade da experiência do cliente, assim como dos funcionários.

3. Segurança

A segurança do local é sempre o fator mais básico a ser observado, pois sua importância é indiscutível. Assim, deve-se planejar os espaços para evitar acidentes e definir fluxos adequados de medicamentos, insumos e funcionários. 

Além dos fluxos corretos de medicamentos e funcionários, é extremamente importante projetar uma farmácia que seja possível fazer o controle dos acessos da iluminação adequada, a presença de corrimãos e as vias de evacuação são alguns dos itens mais importantes a serem destacados

Existem diversas formas de projetar uma farmácia de forma segura, mas é importante contar com a ajuda de especialistas para identificar as necessidades do negócio e escolher a solução mais adequada.

Planejando sua farmácia com a Kanno Arquitetura

Ter todos os passos planejados e executados da forma correta, é essencial para sua farmácia evitar problemas e poder funcionar da forma correta. É importante planejar toda a parte de arquitetura, controle de estoque, software para farmácia com exigências da Anvisa e tudo mais o que seja exigência da Vigilância Sanitária. Além de se atentar a detalhes que podem inclusive melhorar suas vendas, como o planejamento das prateleiras.

É importante também, ficar atento a todos os itens relacionados a direito sanitário.

A Kanno Arquitetura é especializada em arquitetura para farmácias. Trabalhamos em projetos de qualidade, que atendem às suas necessidades e do seu cliente. 

Entre em contato através do nosso site e conheça nossos projetos!

 

Este artigo foi útil? Deixe seu comentário!

 

Comentários
Avalie post

Compartilhe: