Arquitetura para distribuidoras de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Arquitetura para distribuidora de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde

Guia de conteúdo

Para dar início ao funcionamento de uma distribuidora de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde existe uma série de regras que precisam ser cumpridas. Para te ajudar nesta etapa, um arquiteto especialista na área é o profissional mais indicado.

Além de ser responsável pela elaboração do projeto, ele auxiliará no levantamento da documentação necessária que atenda a todos os requisitos exigidos pela legislação vigente.

Dentre a documentação necessária para o seu funcionamento, está a autorização de funcionamento de empresas (AFE). Para conseguir a liberação deste documento é necessário ter o projeto aprovado pela vigilância sanitária, por isso a contratação de um arquiteto especializado é indispensável.

O arquiteto também desempenha um papel essencial na hora de planejar o ambiente, focado na segurança e, principalmente, na eficiência para o desempenho das atividades dentro da distribuidora, com aproveitamento de espaços, distribuição de ambientes e organização de mobiliários, assim como nos aspectos ergonômicos.

Dentre a documentação necessária para o seu funcionamento, está a autorização de funcionamento de empresas (AFE).
Dentre a documentação necessária para o seu funcionamento, está a autorização de funcionamento de empresas (AFE). (foto: Envato Elements)

Principais aspectos de uma fábrica ou distribuidora de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde


As distribuidoras de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde são as principais responsáveis por abastecer os estabelecimentos de saúde, como
farmácias e hospitais. São eles que fazem a ponte entre os laboratórios e os estabelecimentos que vendem ou utilizam estes produtos no atendimento de pacientes.

Já nos laboratórios, acontece o processo de fabricação dos medicamentos. Todo o processo de produção passa por um controle de qualidade, de acordo com as normas da legislação vigente.

A produção de medicamentos começa com a seleção da matéria prima, adquirida junto aos fornecedores. Depois, passam pelo processo de manipulação, compressão e encapsulamento. Por fim, é feito o controle de qualidade e os produtos seguem para a distribuição.

Tanto os laboratórios, quanto as distribuidoras de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde precisam de autorização prévia da vigilância sanitária para funcionarem.

A importância de ter um bom projeto de arquitetura


Além de olhar para os
aspectos legais, o arquiteto especializado na área vai elaborar um projeto pensando na funcionalidade dos espaços assim como na qualidade dos materiais empregados na elaboração do mobiliário e todos os outros componentes que constituem as distribuidoras de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde.

Todos os setores devem ser estruturados de maneira estratégica, desde áreas de recebimento, passando para o armazenamento, as áreas de expedição, a entrega, a logística e o atendimento.

Também estará no radar do arquiteto as questões relacionadas à segurança: iluminação adequada, ventilação e climatização dos espaços, assim como a ergonomia.

A disposição do ambiente que possibilite a automação dos processos e a execução da logística, também faz parte do trabalho do arquiteto especializado nesta área.

O arquiteto precisará identificar quem será o responsável técnico do projeto.
O arquiteto precisará identificar quem será o responsável técnico do projeto. (Foto: Envato Elements)

Como aprovar um projeto na vigilância sanitária?


A
autorização de funcionamento de empresas (AFE) será concedida, a partir do aval da vigilância sanitária. São eles os responsáveis por avaliar se todos os pré-requisitos foram cumpridos.

Para isso, o arquiteto precisará organizar uma série de documentos, além de identificar quem será o responsável técnico do projeto. A emissão do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é providenciado junto aos demais documentos, validados pela vigilância.

O que considerar na hora de escolher um arquiteto para a sua distribuidora de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde


Procure sempre um profissional especializado no assunto. Como você pôde perceber, existem várias normas técnicas específicas, que exigem conhecimento técnico da área da saúde. Além disso, arquitetos que trabalham neste ramo contam com uma rede de parceiros para auxiliar nos demais aspectos, além de possuírem expertise no assunto.

Contar com o auxílio de bons escritórios de arquitetura pode facilitar o processo de regulamentação da sua empresa, além de dar celeridade à organização de documentos.

Conclusão


Neste artigo, nós te mostramos todos os passos necessários para você aprovar o projeto da sua distribuidora ou fábrica de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde. Para que isso aconteça, é preciso providenciar a autorização de funcionamento de empresas (AFE). Todo este processo é validado pela vigilância sanitária, sendo necessário indicar o responsável técnico pelo projeto arquitetônico do estabelecimento.

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