Uma boa iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente. Para isso, é preciso considerar a área, os diferentes cômodos — como a sala de espera e de atendimento —, o serviço desenvolvido no seu consultório e a abertura para luz natural.
O paciente, ao buscar o consultório, procura ser bem atendido num ambiente confortável e profissional. Uma boa iluminação tem um papel muito importante para gerar o sentimento de acolhimento. O paciente entende que a preocupação do profissional com o seu bem-estar vai além da consulta.
Priorize o Conforto e o Acolhimento na Sala de Espera
As lâmpadas possuem gradações de cores e possuem forte influência no nosso organismo, gerando sensações diversas. Uma luz branca não é indicada para ambientes que precisam ser confortáveis. A sala de espera é o primeiro ambiente que o seu cliente entrará, por isso ela precisa proporcionar a sensação de relaxamento e aconchego, assim, a luz quente, que é aquela mais amarelada, é a mais adequada a ser utilizada.
E para a Sala de Atendimento, Sala de Procedimentos ou de Atendimento Odontológico?
Aqui é necessário priorizar dois tipos de sensações: a boa visibilidade e o conforto. Enquanto na sala de espera, o ideal é empregar a iluminação quente para proporcionar aconchego e tranquilidade, no espaço de atendimento o indicado é adotar a iluminação neutra ou fria, já que esse tipo de iluminação é capaz de transmitir a sensação de limpeza e profissionalismo.
Por isso, procure contratar uma empresa especializada em projetos da área de saúde e que garantam soluções personalizadas para o seu consultório.
- Projetos de Arquitetura nos EUA - setembro 15, 2023
- Os elementos essenciais da arquitetura em clínicas médicas - agosto 4, 2023
- Entendendo a normatização para projetos de arquitetura na vigilância sanitária - julho 28, 2023