A importância da Arquitetura da Saúde

A importância da Arquitetura da Saúde

Guia de conteúdo

A arquitetura da saúde é um campo da arquitetura que se preocupa em proporcionar ambientes que promovam a saúde dos usuários. 

Podemos dizer que esse é o ramo responsável por projetar ambientes hospitalares, colaborando com a saúde e bem-estar das pessoas que os frequentam, sejam elas pacientes, médicos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde.

Princípios da Arquitetura da Saúde

 

Os princípios desse campo se baseiam na lógica da construção: se um ambiente é construído de acordo com os conceitos da arquitetura da saúde, ele irá promover a saúde dos usuários. Isto passa pelos seguintes conceitos:

  • conforto;
  • funcionalidade;
  • segurança;
  • ergonomia;
  • iluminação;
  • ventilação;
  • acústica;
  • arquitetura bioclimática.

Arquitetura da Saúde na promoção do bem-estar.

 

Ambientes agradáveis influenciam positivamente na qualidade de vida das pessoas, ajudando a diminuir o estresse e proporcionando sensação de bem-estar. Por isso, é cada vez maior o número de construções voltadas à promoção da saúde dos seus usuários, sejam edifícios corporativos, hospitais ou escolas. 

Os projetos arquitetônicos refletem, portanto, tal preocupação em relação ao bem-estar, buscando integrar os espaços. Um exemplo comum, é a existência de ambientes que ofereçam condições favoráveis à prática de atividades físicas e relaxantes.

Dessa forma, a arquitetura da saúde se faz presente em diversos ambientes, ainda que seu maior foco sejam os hospitais, clínicas e consultórios.

Conclusão

 

A arquitetura da saúde tem como objetivo proporcionar ambientes que promovam a saúde física e mental dos usuários. 

De acordo com os seus princípios, os ambientes devem ser confortáveis, funcionais, seguros, ergonômicos, bem iluminados, bem ventilados, e acusticamente corretos. Além disso, deve-se considerar os aspectos bioclimáticos, de modo a promover a saúde dos usuários dentro dos limites ambientais.

Por fim, a área hospitalar é a de maior atuação deste campo, tendo seu foco principal nos hospitais, clínicas e consultórios médicos. No entanto, a arquitetura da saúde pode e deve ser aplicada em quaisquer estabelecimentos que busquem alinhar seus ambientes com o bem-estar de seus usuários.

Kanno Arquitetura: arquitetura hospitalar.

 

A Kanno Arquitetura é uma empresa especializada em arquitetura da saúde. Nossos projetos atendem as necessidades da área hospitalar,  garantindo o conforto e a segurança dos pacientes e profissionais. Conheça nossos projetos!

 

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

 

Comentários
5/5 - (1 vote)

Compartilhe: